O arguile é um aparelho composto de corpo, aro, tubo e piteira. O corpo é a peça principal e fica na parte inferior onde é colocada a água. É feito de vidro ou metal. No aro fica o tabaco. O tubo é por onde transmite a fumaça, já a piteira é colocada na extremidade do tubo.
Quem fuma o arguile pode pensar que ele não é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro. Ele não contém a quantidade de nicotina e tabaco do cigarro tradicional. No entanto, o médico especialista em doenças respiratórias Denilson Noronha Freire, explicou que os malefícios que o arguile pode trazer aos fumantes são os mesmos causados pelo cigarro. "Câncer de boca e de laringe, bronquite e enfisema pulmonar são algumas doenças que podem ser desenvolvidas para quem fuma", alertou o médico.
O escrivão da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Luís Fernando Donadio, esclareceu que não existe lei federal que proíba o comércio do arguile entre menores de 18 anos. Seria preciso fazer um levantamento em bares noturnos da cidade e se comprovado que pessoas sem completar a maioridade fumam o arguile, poderia decretar uma portaria pela justiça. "Assim o juiz poderia aplicar as devidas penalidades a quem oferece e vende esse produto nas noites londrinenses", completou.