quinta-feira, 31 de julho de 2008

Arguile - "tão prejudicial como o cigarro"


O arguile é um aparelho composto de corpo, aro, tubo e piteira. O corpo é a peça principal e fica na parte inferior onde é colocada a água. É feito de vidro ou metal. No aro fica o tabaco. O tubo é por onde transmite a fumaça, já a piteira é colocada na extremidade do tubo.


Quem fuma o arguile pode pensar que ele não é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro. Ele não contém a quantidade de nicotina e tabaco do cigarro tradicional. No entanto, o médico especialista em doenças respiratórias Denilson Noronha Freire, explicou que os malefícios que o arguile pode trazer aos fumantes são os mesmos causados pelo cigarro. "Câncer de boca e de laringe, bronquite e enfisema pulmonar são algumas doenças que podem ser desenvolvidas para quem fuma", alertou o médico.


O escrivão da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Luís Fernando Donadio, esclareceu que não existe lei federal que proíba o comércio do arguile entre menores de 18 anos. Seria preciso fazer um levantamento em bares noturnos da cidade e se comprovado que pessoas sem completar a maioridade fumam o arguile, poderia decretar uma portaria pela justiça. "Assim o juiz poderia aplicar as devidas penalidades a quem oferece e vende esse produto nas noites londrinenses", completou.

Arguile - "um outro jeito de fumar"




O Narguile, que pode ser fumado em grupo, ganha popularidade entre os brasileiros.
Nestes tempos em que o cigarro é cada vez mais segregado nos restaurantes e bares, outro jeito de fumar está ganhando espaços e adeptos: o narguilé (Narguile ou Arguile). O cachimbo de água, típico do Oriente Médio, está presentes em bares e restaurantes de todo o brasil. Há também que já compre o equipamento para fumar em casa.
Enquanto a proporção de brasileiros que fumam cigarros caiu, esse outyro jeito de fumar ganhou muita popularidade nos últimos anos.


O Narguilé foi inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método capaz de retirar as impurezas do fumo. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista da década de 40. Na mão dos Árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo. Um dos atrativos do Narguilé é o aroma doce exalado pelo fumo.

Como funciona?
O fumo aromatizado é colocado no fornilho de cerâmica. Sobre o fumo é posta uma folha de papel-alumínio furada, e por cima, carvão em brasa.
Ao sorver o ar pela mangueira, cria-se uma área de baixa pressão dentro do vaso, onde está a água.
A baixa pressão faz com que a fumaça formada pela queima do fuma seja puxada para dentro do tubo central, atravessando a água e criando bolhas.
Do interior do vaso, a fumaça segue pelas mangueiras até a piteira.

Outro fator que serviu para popularizar o Narguilé no Brasil, é a crença de que esse tipo de fumo não faz mal a saúde. Não é verdade.


De acordo com
relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2005, os fumantes de Narguilé estão sujeitos as mesmas doenças provocadas pelo cigarro - disfunção erétil, infarto, pneumonia e câncer de pulmão. Na verdade, o risco ao fumar arguile é ainda maior. Em média, ao fumar um cigarro em cinco minutos, inalam-se entre 300 e 500 mililitros de fumaça. Já uma sessão de Narguilé dura de vinte minutos a uma hora - o que representa 10 litros de fumaça. Enfim, como tudo o que envolve o tabaco, tem seus riscos.
*

***

*
Fontes:
Revista Veja
marcosgaldino.blogspot.com

sábado, 26 de julho de 2008

Informações




O BARNABÉ foi um sucesso!... Através do esforço da irmã Denise, do irmão Alexandre, do Pr. Ilton e de outros mais de 100 jovens e adultos, foi plantada a Igreja Batista em Vera Cruz do Oeste.


Em duas semanas de trabalho toda a cidade de Vera Cruz foi alcançada. Foram mais de 100 conversões. A PIB de Vera Cruz já nasce forte. Obrigado a você que o apoiou e orou!...


Aqueles adolescentes, jovens e adultos que estiveram hoje na Escola da Bíblia e não faltarem nos próximos seis domingos; receberão o M.B.N – certificado de ministro boas novas.
*
*
*
fotos: ilton carlos (culto na igreja batista em Vera Cruz
e peça teatral na casa da cultura)

Imagine!...



Pr. Ilton Carlos



Nos últimos dois meses estudamos na Escola da Bíblia o livreto “Testemunho Pessoal”. O objetivo é que aprendêssemos os passos básicos para evangelizar, principalmente a dar o testemunho pessoal.
Nesse domingo começamos a fazer na Escola da Bíblia o estudo “Boas Novas para você”. É um estudo bíblico em sete lições para pessoas que ainda não aceitaram Jesus. O Objetivo é que cada membro da Igreja esteja capacitado para oferecer este estudo bíblico a qualquer pessoa, um visitante ou um conhecido seu.
Enquanto isso aqueles que quiserem serão treinados pelo Pr. Ilton para apresentarem “O Plano de Salvação”.
Imagine... uma igreja onde todos saibam dar seu testemunho pessoal; onde todos saibam apresentar o plano de salvação e todos possam ministrar estudos bíblicos para outras pessoas...Você está decidido a fazer parte disso ou nem é capaz de imaginar por não fazer parte desse sonho?!...
*
*
*
(peça teatral no aniversário de 18 anos da IBBN)