Histórico da “Igreja Batista Boas Novas” em Medianeira
parte I
O processo através do qual os irmãos da Primeira Igreja Batista em Foz do Iguaçu organizaram a Igreja Batista em Medianeira, foi o seguinte como consta nas atas da igreja:
No dia 13 de Maio de 1987 foi aprovada por unanimidade a proposta de abrir uma Congregação da cidade de Medianeira, sendo que a igreja já conta com o apoio da Junta da Convenção Batista Paranaense para a compra do terreno.
No dia 14 de Junho de 1987 foi homologada a deliberação para a abertura da Congregação em Medianeira. A verba disponibilizada pela Junta Executiva da Convenção Batista Paranaense é resultado de um convênio com a Missão Batista do Sul dos Estados Unidos.
É marcada para 28 de Novembro a abertura oficial da Congregação Batista em Medianeira, que é também o marco inicial do trabalho batista na cidade. Na ocasião esteve presente o secretário Executivo da Convenção Batista Paranaense, Pr. Altair Prevedelo.
Em 28 de Novembro de 1987 às 20h30min foi inaugurada a Congregação Batista em Medianeira. O pregador nesse culto de abertura foi o Pr. Altair Prevedelo com uma mensagem baseada em II Crônicas 6. Os líderes dessa Congregação Batista eram o irmão João Marcos e sua esposa, a irmã Brenda.
Como consta na ata nº 216, sem data, o Pr. Levi de Abreu Vargas tomou posse como pastor da Congregação Batista em Medianeira. A solenidade transcorreu na sede da congregação sob a direção do pastor da Igreja Batista em Foz do Iguaçu, Pr. Wilson Noro da Silva. Nesse dia estavam presentes pastores e ministros de várias igrejas evangélicas da região, como o Pr. Natanael Martins Brandão, da Junta Executiva da Convenção Batista Paranaense, representando o Pr. Altair Prevedelo; o Pr. Aldo Muller, da AIBOP – Associação das Igrejas Batistas do Oeste do Paraná; e o conjunto musical da Igreja Batista Itaipu. O culto terminou sob a direção do irmão João Marcos, responsável pela Congregação.
No dia 13 de Abril de 1988, ata nº 217, foi homologada a primeira diretoria da Congregação Batista em Medianeira. Presidente: Pr. Levy de Abreu Vargas. 1º Tesoureiro: Tito Lúcio de Souza. 2º Tesoureiro: Marta Almeida dos Santos. Aos tesoureiros foi dada autonomia como representantes legais da igreja para movimentar a conta corrente.
Nesse mesmo dia 13 de Abril, na Assembléia Regular da Igreja Batista em Foz do Iguaçu, o Pr. Levy apresentou o relatório da Congregação Batista em Medianeira destacando um programa na rádio local com transmissão diária, a publicação de artigos no periódico Folha Regional e os alvos da congregação que conta com a cooperação da igreja e dos demais órgãos da denominação. Nesse dia foi incluída no Rol de Membros da igreja a irmã Mercy Nogueira Heringer, batizada e integrada na Congregação em Medianeira.
Com a saída do Pr. Levy de Abreu Vargas da direção da Congregação em Medianeira, o pastor da Igreja Batista em Foz do Iguaçu dará assistência uma vez por semana à congregação.
No dia 27 de Novembro de 1988, na véspera do aniversário de um (01) ano da Congregação Batista em Medianeira, foram aprovados em Assembléia Extraordinária da Igreja Batista em Foz do Iguaçu, para serem batizados os seguintes irmãos: Josmar de Almeida Castro, Silvana Aparecida Moraes de Almeida Castro, Daniel Francisco dos Santos e Josédina Marques Santos.
No dia 12 de Abril de 1989, em Assembléia Regular, a igreja homologa a nova diretoria da Congregação Batista em Medianeira: Vice-presidente: João Marcos de Souza. 1a secretária: Wally Frey. 2a Secretária: Marta de Almeida Gomes dos Santos. 1º Tesoureiro: Daniel dos Santos. 2a Tesoureira: Willy Frey. União Feminina: Marta de Almeida Gomes dos Santos. Direção da EBD: Brenda de Souza. Secretária da EBD: Josédina dos Santos. Professores da EBD: Wally Frey, Tito Lúcio de Souza, Elvira de Souza, João Marcos de Souza, Brenda de Souza e Jacilene de Souza.